quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sócrates, estou contigo!!

 Digam o que disserem o Sócrates foi o único que teve tomates para tomar as medidas drásticas de que o nosso país precisa. E não me venham com tretas, porque 1500 euros por mês chega bem para viver neste país- há aliás, quem imigre por menos. E também não me digam que sou tendenciosa, isto e aquilo... porque eu também fui prejudicada pelas medidas austeras. Não há dinheiro, o País está a rebentar pelas costuras... acho bastante aceitável que sejam reduzidos salários de mais de 1500 euros, que se cortem os apoios a escolas e faculdades privadas, bolsas de estudo com valores altos, and so on.

25 comentários:

  1. Tambem acho bem que reduzam esses salários, mas nao acho bem os aumentos da gasolina, da reduçao do slário minimo and so on...enfim!*

    ResponderEliminar
  2. Acho que, depois de teres um direito adquirido não ias gostar. Eu, pelo menos, não. Que ainda não atingi esse valor mas espero em breve. Não é justo. Reduzam-se noutro tipo de coisas, agora em direitos adquiridos? Lá se vai a democracia.

    ResponderEliminar
  3. alguém que está envolvido numa série de trafulhices e histórias mal contadas a mim não me convence! mas são opiniões :)

    ResponderEliminar
  4. Eu concordava se baixassem todos... Mas médicos, políticos e afins cada vez têm mais :S é mesmo só com isso que eu não concordo.

    Beijinho:)
    Anna*

    ResponderEliminar
  5. Oh God!!

    E que tal as ultimas noticias, que, de um acordo entre o Governo Paquistanês e Português, vêm para Portugal enfermeiras QUALIFICADAS do Paquistão para trabalhar... Por favor!
    Qtos enfermeiros temos do desemprego, têm noção?

    Respeito todas as opiniões, mas quando estas medidas nos atingem assim tão directamente, pensamos de outra maneira..

    ResponderEliminar
  6. eu nao concordo linda...precisamente porque tenho pessoas na familia que estao bastante prejudicadas..ha muitas coisas que nao passam para as tv´s...a minha irma que é professora no cooperativo...sabes que lhe tiraram 35% ? menos 400€ ...é mt dinheiro. e 1500€ para quem tem uma familia para criar,casas p pagar,despesas que soebm a cada mes por causa do IVA,gasolinas,tudo...sofrer mais um corte no salario...nao é justificavel.

    é injusto. injusto porque neste país quem rouba,mente e trafulha está mt bem,tem as cunhas que quer,rouba o que quiser,e foge. quem fica ca a pagar somos nos todos,porque o socrates...esse está muito bem. nao corta ele em nada nem nas despesas que ele e os outros tem.

    a começar pelo cavaco que tambem anda metido em trafulhices das acçoes do BPn.

    a mim ng me convence, e quem sofre é sempre quem nao pode.quem nao deveria.

    é preciso ver que nao sao so cortes nos salarios..´´e isso mais aumentos em todas as mensalidades da Vida.

    ResponderEliminar
  7. e as pessoas que trabalham bem e muito? que se esforçaram por subir na vida para ganhar mais e agora cortam-lhes os ordenados? primeiro o Sócrates tinha que olhar para esses gestores públicos que ganham balúrdios, e se ainda fossem competentes, mas deixam as empresas irem todas a falência. eu não achava mal que cortassem nos ordenados mas só se fosse justo e cortassem a todos. e primeiro ainda podem cortar todo o tipo de subsídios que dão por tudo e por nada, rendimentos sociais e subsídios de desemprego (estes dois precisavam de ser muito bem fiscalizados), subsídios de escolas privadas, etc.
    acho o Sócrates um grande mentiroso e aldrabão. impõe imensas medidas para salvar o país da banca rota mas prejudica sempre os mesmos, já o povo diz "quem se lixa é o mexilhão.
    desculpa o testamento, mas gosto de dar a minha opinião.

    ResponderEliminar
  8. É complicado, tudo bem que 1500€ por mês chega bem para viver, mas se ganhas 1500€ e descontas 500€ (exemplo), achas mesmo que as pessoas que vão ficar com os teus 500€ e de mais os de milhões de pessoas precisam mais que tu? Não me parece, uma cambada de ladrões é o que é. E é assim que o rico está cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, também é assim que as senhoras ditas pobrezinhas passam os dias nos cafés com o dinheiro que descontamos, e os meninos que se lixaram no 9º ano de escolaridade têm direito a cursos gratuitos e remunerados, etc etc... Quem andou a estudar além de não ter emprego também não tem direito a tirar um curso que não custe centenas de euros. Para mim seja o Sócrates ou lá o que for, está para nascer o homem que vai conseguir meter mão nisto...
    Já agora, não sei porque que o Sócrates não vive do rendimento mínimo, já que ele considera que chega e sobra...

    ResponderEliminar
  9. Eu ja fui muiyo mal entendida por dizer o mesmo - gosto da estrategia do homem!!! As trafulhices nao sao desculpaveis, mas infelizmente a sociedade é pobre e nenhum governo que la passou fez diferente!!! Sera que as pessoas nao peecebem que eles roubam porque nos permitimos, existem "favores" que precisam de uma cadeia a qual comeca na sociedade! Pessoas qque ganham mais que trablaham! Sera que todos cumprimos as regras fiscais?!? Hmmm isto é uma divagacao gigante... E eu gosto do socrates o que nao significa que concorde com tudo!!! Mas gosto, tem estrategia, tem visao!!! Beijo

    ResponderEliminar
  10. eu em certo ponto não concordo.tudo bem, podem baixar o ordenado, mas daqueles que recebem rios de dinheiro nao baixam. está mal! e baixarem nas bolsas tambem nao concordo. tenho amigas minhas q para o ano se continuar assim talvez terao que desistir de estudar.
    enfim, eles tomam medidas, mas as pessoas q recebiam rios de dinheiro antes, continuam a recebe-lo..

    ResponderEliminar
  11. Girl Chic, até que enfim alguém que me percebe e partilha da minha opinião!

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente acho que ainda não teve tomates para fazer o que devia, apenas ameaçou... Prova disso são os salários/reformas milionárias que se continuam a praticar em Portugal.

    Para além de que, na minha opinião, tomou opções completamente desadequadas para o período que atravessamos e que podem agravar ainda mais a nossa situação. Espero sinceramente que me engane, mas de momento só posso dizer isto.

    ResponderEliminar
  13. à sua maneira todos aqui acabam por ter a sua razão...Acho que não está num mau caminho completamente, mas falta um pouco mais de substância, coerência na estratégia.
    *

    ResponderEliminar
  14. Apoiada chila, voçes cantam mas nao encantam muitas de voçes sao filhas de funcionarios publicos pois acho muito bem que lhe seja retirado tudo aquilo que ganharam sem merecerem, admite.se funcionarios de finanças com 12 segundo ganharem 1500e? foram mal habituados isso sim, quem trabalha no particular por miseros 500e nao pode protestar e trabalha com fé. só os da saude que castigam o corpo mereceriam certa prioridade, tenho dito cada um pensa como acha, bem haja socrates.

    ResponderEliminar
  15. há o estigma que todo o funcionário público ganha bem e não faz nada. claro que há gente que faz pouco e não merece o que ganha, mas é como em todas as profissões. esses que trabalham no privado e trabalham muito e recebem pouco devem é revoltar-se contra os patrões porque é deles a culpa de ganharem pouco, desviam os subsídios que o estado lhes dá e só metem ao bolso.

    ResponderEliminar
  16. Por acaso também sou pró-Sócrates. Embora continue achar que há coisas muito importantes que faltam fazer. E acho que ele foi dos únicos que tentou pôr um bocado de ordem nisto.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. EU acho que, assim que se começa a trabalhar e no duro começamos a compreender melhor a injustiça que é baixarem o nosso salário ou ficarmos sem regalias que já são poucas.Eu, por exemplo, trabalho no privado...não há cá bebeficios em saude e afins mas tenho uma tabela que regula o meu salário e esforço-me para atingir as metas. Não é justo que se retire do salário de quem se esforçou para o ter, digo eu. Acho, sinceramente, que assim que se tem que começar a trabalhar, a fazer desconto, a ter grandes despesas se começa a ser mais solidário com isso. Eu estudei, lutei e luto pelo meu trabalho. O mundo do trabalho é uma selva e acho que mereço ser remunerada para ter uma vida desafogada. Os funcionarios publicos ha muitos anos souberam lutar pelas regalias e beneficios, os outros sectores não tiveram tanto sucesso. O mérito é deles. Ainda que, também me revolte que quem faz o mesmo trabalho que eu ganhe por tabela mais quase 300 euros no mesmo escalão. Paciência. De qualquer modo, reitero que acho mal mexerem em salários de 1500 euros. Que mexam nos dos senhores que fazem uma perninha no parlamento e depois saiem para ganhar salários milionários nas empresas que fazem tudo menos servir o cidadão.

    ResponderEliminar
  18. Querido(a) anónimo,

    "Funcionários de finanças" é um termo muito global! Vai desde o q tem o 12º ano aos que têm muito mais que uma licenciatura, sim?
    E os cargos em q sao bem remunerados, apenas pertencem a quem, no mínimo, tem uma licencitura! Leia-se lICENCIATURA a sério, não sao cá licenciaturazitas de bolonha...

    P.S. Gosto de defender os meus...

    ResponderEliminar
  19. Ah, e ainda querido(a) anónimo,

    Disse "só os da saúde que castigam o corpo mereceriam certa prioridade, tenho dito"
    E...por acaso eu sou dessas e não concordo! Todos somos importantes, cada um à sua maneira!

    ResponderEliminar
  20. Deixa la Chila, que eu estou contigo e o meu agregado foi atingido.

    ResponderEliminar
  21. Dizes isso porque pelo que falas de certeza que não estudas em privada porque se estudasses e precisasses de uma bolsa para cobrir as propinas, não dizias nada, quem estuda em privada e paga propinas altas, certamente que preferia que estas fossem mais baixas, e assim as bolsas seriam também mais baixas. Porque se não houvessem bolsas nas privadas, de certeza que muita gente não tinha a oportunidade de entrar em cursos que gostavam e ter um futuro!pelo que falas, tens sorte em estudar em pública e teres entrado no que gostas, porque se conseguisses recorrias a privado!! Nem tanto ao mar nem tanto à terra!! Muita gente que anda no privado não tem possibilidades para garantir o dinheiro da propina, e precisa de bolsa!Caso da minha filha!Quanto ao Sócrates discordo plenamente, mas o que seria do amarelo se todos escolhessem o vermelho, esse anda a tapar o podre com medidas que enchem os olhos, só não vê quem não quer!!opiniões!

    ResponderEliminar
  22. Agora a minha vez, eu sou recém licenciada em Economia, a tal "licenciaturazinha" de bolonha, com mérito porque estudei, estudei muito ( Aliás muito mais do que alguns que começaram na licenciatura antiga, pois segundo eles as disciplinas foram muito dificultadas ). Precisava de boa nota para entrar numa faculdade publica e para isso, estudei, mais uma vez. Em economia é essencial termos boas bases de matemática, por isso acho que é ridiculo que se entre em Economia em Universidades Privadas sem nota positiva a Matemática. Não tens capacidades, estudas mais, perdes um ano, mas pelo menos provas a ti que entraste numa universidade por teu mérito. Ora, acho que sim, devem ser cortadas as ajudas a universidades privadas. Porque, graças ao ensino privado, a média do dinheiro que o Estado gasta em cada um de nós, estudante, ronda os 20 000€ médios, incluindo bolsas e investigação, assim como laboratórios XPTO (Sim, é evidente que eu sei que a maior parte do Capital Social de uma privada é de algumas grandes empresas). é só uma opinião!
    Depois, entre teorias macroeconomicas, uma caractereistica comum ao mercado de trabalho é a vulnerabilidade de cada emprego fora do Estado.
    Acho, claro que os cortes estão a ser excessivos, mas se observarem o historial economico e social do país, o Estado raramente despede pessoas. Usualmente, quem começa a trabalhar para o Estado aos 18 anos, provavelmente trabalhará até aos 65 anos ( Quantos de nós entra nas Finanças, Seg Social e assim e vê pessoas com 30 anos de carreira?). Ganha menos é certo, mas quantas dessas pessoas pensa neste momento "Espero bem não perder o meu emprego"? Acho que o pensamento que as assola é mais quanto dinheiro perderam.
    No mercado de trabalho fora Estado, as pessoas estão sujeitas a ser depedidas de um momento para o outro, mesmo que no mês anterior tenham recebido 5000€. Agora pergunto: Preferem receber 1000€ mensais durante 30 anos (evitando constantes entrevistas, despedimentos), ou 2000€ durante 5 anos, depois mais 3 sem trabalhar, e depois mais 5 a trabalhar e outros 5 no desemprego?
    A situação é dificil, é certo. E acho que toda a gente tem razão no que diz(porque toda a gente dá no duro, toda a gente trabalha mais hoje do que ontem) mas acho que chegou a altura de toda a gente começar a pensar que é uma situação precária e provavelmente não irá durar para sempre. E em quanto pudermos, aqui estamos nós para tentar ser melhor.
    Ah, e já sei que vão criticar o facto de eu ainda estar a estudar, ter as coisinhas todas e bla bla, mas não podia estar calada qd é algo que conheço, pelo menos a teoria fundada, tão bem.
    Quanto aos grandes gestores que ganham rios de dinheiro: Acho que toda a gente tem noção que metade do dinheiro que essa gente ganha é "dado debaixo da porta". Eu tb acho que são valores absurdos.

    ResponderEliminar
  23. Não possuo um domínio em Blogs, pelo que terei que comentar anónimamente. Peço desculpa por isso, apesar de, por vezes, vir visitar este Blog e outros que aqui tens como seguidores.

    Na minha opinião, a questão é: devemos reduzir o Sócrates apenas às medidas de austeridade? Não. Parece-me que apenas as estás a ter em conta, ao apreciares a liderança deste (pseudo, para mim) 1º Ministro. E a verdade é que, bem, apesar de concordar com a maioria destas medidas temos que ter em conta que Sócrates também contribuiu para este estado do País. E quanto aos tão falados cortes salariais da função pública, questiono: já foste à AR? Pois se foste certamente vês carros topo de Gama, e quando me refiro a topo de Gama não quero dizer que sejam meros Audis Q5 e afins. São carros de alta cilindrada, que custam balúrdios (uns nem cá são vendidos!) e que, para manutenção e afins, gastam outros balúrdios. Achas que eles, e sobretudo quem defendes aqui neste Post, se privou de tudo isso? Não, e ainda se ri na nossa cara por ter tudo aquilo à nossa custa. Enquanto se preocupa com os salários de 1500 Euros (que sim, aqui são suficientes, mas não são uma fortuna. Os preços têm a tendência a aumentar cada vez mais, em todos os aspectos, pelo que qualquer dia talvez 1500 Euros seja um aperto), mas achas mesmo que ele vai abdicar dos cerca de 10.000 euros que ganha por mês (que ele tenha dito, pelo menos uma vez, quando o questionaram acerca disso numa entrevista. O que ele ganha para além disso, só ele sabe!)? Ora, eu meto a mão no fogo em como aqueles salários não vão descer um cêntimo. Mandar apertar a carteira é bonito, mas porque não lhes calha a eles.
    E falemos das pessoas que ganham 200 Euros por mês em reformas da treta! Falemos do caso de pessoas que estão realmente impossibilitadas de trabalhar por questões de saúde graves, ou que foram despedidas quando já tinham 40 e muitos anos de trabalho e que, pela idade já ser algo avançada, não conseguem arranjar outro emprego (não por não quererem, mas por ninguém os aceitar!) e são, por isso, fortemente prejudicados e vêem as suas reformas reduzidas substancialmente? Pessoas que têm família, as suas contas e casas para pagar... E enfim, todos devíamos ter direito a ter um pouquinho que sobre, que seja, para aqueles extras que nos fazem felizes e que merecemos. O trabalho não devia ser um mero meio de sobrevivência, em que pagas o essencial e, ao fim do mês, ficas a contar tostões.

    Ainda assim, espero que também tenhas a noção de que, quando fores licenciada, só por esse facto o teu salário mínimo devesse ser de cerca de 1500 Euros, e que não te dês por contente quando te oferecerem 500 euros mensais, porque caso contrário... Há quem trabalhe por menos e, portanto, facilmente te mandarão dar uma volta e bater na porta do lado :)

    Não quero de forma alguma ofender-te, mas quero alertar-te para uma abordagem mais abrangente deste tema. O Socrates fez muita borrada ao longo dos anos, e agora nós é que estamos a pagar por tudo... Nós, porque os queridos Governantes vão continuar nos luxos deles, na maior!
    E, como aí já se disse, para quem está envolvido em escândalos e processos, bem... Tem muito que se lhe diga.


    Beijinho, Daniela,Porto*

    ResponderEliminar
  24. Não percebes muito de Economia, pois não? :/ Sem ofensa, sei que não vais aceitar este comentário... Porque liberdade de expressão é bonito mas quando a pedes para ti. Já aos outros... Cortas :) Mas fica a dica, para ti.

    ResponderEliminar