quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uau.

Este ano o meu irmão também entrou na faculdade, e a minha mãe continua desempregada. O valor da nossa bolsa de estudo foi reduzido 80 euros (MENSAIS) - ao que eu recebi-a o ano passado- mas nada que não esperasse devido ás tão faladas mudanças no regulamento de atribuição de bolsas de estudo. Mas hoje, enviaram um mail ao meu irmão a dizer que houve um erro informático, e que afinal vai receber ainda menos 100 euros, o que dá a bolsa miníma. Deduzo eu, que se os nossos papéis são os mesmos, também deve haver erro comigo. Mas que erro... ? Quando tenho mil e muitos colegas com uma situação familiar muito melhor a receber muito mais que a bolsa mínima. Como é que é possivel eu apresentar os mesmo papéis que o ano passado e reduzirem a minha bolsa em 200 euros? E agora, vamos ter que devolver o dinheiro que recebemos? Tenho que apresentar reclamação, não me restam grandes hipóteses. Depois querem que uma gaja estude...

11 comentários:

  1. olha...ainda tens sorte...eu todos os anos me candidatei a bolsa e nunca recebi nem um euro... enquanto vejo pessoas ricas a receber bolsas absurdas :s só porque sou filha unica e a minha mae é empresaria nome individual..

    ResponderEliminar
  2. Nos serviços da acção social há cada confusão, deviam tornar publica a forma de cálculo das bolsas.

    ResponderEliminar
  3. Acho que o problema passa mesmo por aí. Há muitos desempregados licenciados e para que o governo não fique mal reduzem as possibilidades de haver muitos licenciados :S

    Boa sorte.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Acho que deves reclamar. Pode ser que haja um erro... Espero que tu e o teu irmão possam continuar na universidade, apesar de tudo. beijinho, querida*

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo! Isto só quem tem montes de créditos e vive como rei é que tem direito a bolsas decentes. Entenda-se créditos pessoais! OMG!
    Que merda, e isto cada vez tá pior!
    Boa sorte ai *

    ResponderEliminar
  6. espero que consigam resolver essa confusão pelo melhor... boa sorte *

    ResponderEliminar
  7. Conheço pessoas que há uns anos atrás receberam a bolsa da faculdade por inteiro e não precisavam! isto tudo porque os pais como declaravam que apenas recebiam o ordenado mínimo! E depois andavam por aí com altos carros!!

    Este ano, tive uma amiga que teve que desistir da faculdade porque só conseguiu apenas 40 euros de bolsa!

    ResponderEliminar
  8. Sad, but true. Há pessoas que ficaram sem bolsa, e não têm possibilidade de pagar estudos. Outros, têm o valor mínimo, e esquecem-se que vêm de fora e têm casas, residências e afins para pagar, fora o que custa o mínimo para se manterem "vivos" enquanto estudam.

    Quanto aos que não precisam e têm bolsas altíssimas, não é novidade. Quem pode fugir ao Fisco, fá-lo. As bolsas são atribuídas mediante os valores apresentados e, se eles não apresentam grandes valores, têm bolsas maiores... Ainda que não corresponda à realidade.

    Portanto, não podes comparar o teu erro informático, relativo ao teu valor, com o facto de amigos teus receberem mais do que tu quando "Têm dinheiro". Tudo tem que ver com os valores que estes apresentaram nos serviços de acção social... E se este conseguiram apresentar rendimentos mais baixos, não declarando tudo o que possuem, acabam por beneficiar, obviamente, obtendo valores mais altos de bolsa. O "pobre" é que não consegue fugir ao fisco, e lá apresenta a papelada toda certinha... E lixa-se.

    ResponderEliminar
  9. (já agora, SCARLETT: o cálculo da Bolsa é público e igual pata todos!)

    :) Força e boa sorte*

    ResponderEliminar
  10. conheço muitas situações em que as pessoas arranjam mil e uma maneiras para terem bolsas quando não precisam delas, e são-lhes atribuidas. Até hoje também nunca me deram, nem subsidio, acho que tens razão em reclamar, isto esta super injusto *

    ResponderEliminar
  11. isso sempre foi assim...ja quando eu andei na faculdade tinha colegas com familias bastante bem posicionadas na sociedade,que nao declarando tudo,punham os filhos com bolsas de estudo...sempre foi assim e sempre será..

    depois os que verdadeiramente precisam,nao conseguem...está tudo muito mal calculado,continuo a achar que com este Governo so se salvam os poderosos e ricos...os outros descem cada vez mais para baixo na "tabela"...é o fosso que aumenta cada vex mais.

    ResponderEliminar